Quem nós somos

A SJC Bioenergia é uma Joint Venture entre a Cargill e o grupo São João, produtor de açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado), eletricidade, fibras, proteína e óleo vegetal. Com atuação no mercado nacional e internacional, a empresa está localizada no estado de Goiás, com duas unidades agroindustriais: Cachoeira Dourada (Usina Rio Dourado) e Quirinópolis (Usina São Francisco).

Fundada em 2011, a companhia elevou sua capacidade anual de processamento ao longo de sua trajetória: de 1,3 milhões de toneladas para 9 milhões de toneladas equivalentes de cana-de-açúcar por safra. Atualmente, as usinas Rio Dourado e São Francisco empregam, juntas, mais de 4 mil pessoas nas áreas agrícola, industrial e administrativa e atuam sob valores que incentivam o comprometimento com segurança, ética e desenvolvimento pessoal e profissional.

A SJC Bioenergia tem compromisso com a vida, aplica políticas de segurança do trabalho em todos os processos, visando o bem-estar dos colaboradores, e aposta em alternativas energéticas de origem renovável. Com foco no equilíbrio ambiental, a companhia tem a colheita 100% mecanizada, disponibiliza uma estrutura permanente de combate a incêndio e investe em projetos como o Margem Verde, que produz mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica para a recomposição de áreas degradadas.

Visão

Transformar a cana-de-açúcar e grãos em fonte sustentável de energia e alimento, promovendo o desenvolvimento dos funcionários, clientes, instituições e gerando lucro para os acionistas.

Missão

Processar 11 milhões de toneladas equivalentes de cana-de-açúcar nas unidades da SJC Bioenergia até 2021, com rentabilidade, alta eficiência, baixo custo e produtos de maior valor agregado.

Valores

• Ética: Atuar com responsabilidade social, econômica e ambiental;
• Credibilidade: Promover confiança em seus relacionamentos externos e internos;
• Segurança: Respeitar a vida;
• Sinergia: Somar esforços, criar interdependência e conhecimentos para superar desafios;
• Senso de Propriedade: Garantir excelência, qualidade do trabalho e zelar pelo patrimônio da empresa;
• Compromisso com o resultado: Atingir as metas estabelecidas;

  • Visão
  • Missão
  • Valores

Em 8 anos de história, a SJC Bioenergia se tornou sinônimo de comprometimento e superação. Com orgulho, superamos nossas metas e reforçamos nossos valores.

Abel Uchoa, gerente geral da SJC Bioenergia

2004
Novos negócios em Goiás

Em 2004, o Grupo Sucroalcooleiro Usina São João (USJ), localizado em Araras (SP), expandiu seus negócios para o estado de Goiás. O município de Quirinópolis foi o escolhido para receber a nova unidade industrial do grupo pela localização privilegiada no sudoeste do estado.

2005
Nova Usina

Para construção da nova usina, o primeiro passo foi realizar a preparação das terras da Fazenda São Francisco II. Em seguida, surgiram as primeiras edificações e, em paralelo, foi iniciado um processo amplo de seleção e treinamento de pessoal para integrar o time de funcionários da Usina São Francisco (USF). Em 2006, começaram as operações da unidade industrial, com foco na produção de açúcar, etanol e energia elétrica.

2007
Ampliação da Usina São Francisco

Nesse ano, a empresa decidiu construir o segundo difusor na USF, ampliando sua capacidade produtiva. Com a nova estrutura, foi dado o primeiro passo para se tornar uma das maiores produtoras de bioenergia do estado de Goiás.

2009
Nova unidade

Para ampliar suas operações no estado de Goiás, o Grupo USJ iniciou, em 2009, a construção da segunda unidade industrial, a Usina Rio Dourado (URD). O local escolhido para a nova sede foi o município de Cachoeira Doura, por ser próximo da USF, o que permitiria a otimização das operações agrícolas e industriais.

2011
Joint Venture entre o Grupo São João e a Cargil

Ao longo dos anos de atuação, o Grupo USJ sentiu a necessidade de crescer para ampliar a presença no mercado e intensificar as exportações, o que o levou a estabelecer uma joint venture com a multinacional Cargill, dando origem à SJC Bioenergia Ltda, constituída das usinas São Francisco e Rio Dourado. A nova companhia, oficializada em 11 de setembro de 2011, une a experiência da Cargill na comercialização global de açúcar e etanol ao conhecimento do Grupo USJ na indústria canavieira, tornando-a uma das mais importantes indústrias do setor sucroenergético no Brasil.

2013
Início das operações da Usina Rio Dourado

Em julho de 2013, foi inaugurada a Usina Rio Dourado (URD), com  a mais moderna estrutura industrial do país na ocasião. A unidade é dedicada à produção de etanol e energia elétrica.

2015
Unidade de Processamento de Grãos

Para ampliar o mix de produtos entregues ao mercado interno e externo, a SJC Bioenergia iniciou a construção da Unidade de Processamento de Grãos (UPG) na Usina São Francisco. O novo departamento permitiu aproveitar a capacidade industrial já instalada e aumentar a produção de etanol a partir do processamento do milho, gerando novos produtos e com maior valor agregado.

2016
Lançamento da Linha de Nutrição Animal

Com o início das operações da Unidade de Processamento de Grãos e, consequentemente, a produção de etanol derivado do milho, surgiu uma nova frente de produtos da SJC Bioenergia: a Linha de Nutrição Animal. Batizada de Flexy, abrange produtos ricos em proteína do grão e recomendados para consumo de animais de produção.

A SJC Bioenergia está no mercado agroindustrial desde 2011, atuando como produtor de açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado), eletricidade, nutrição animal e óleo vegetal. Siga nossas redes sociais e fique por dentro do nosso trabalho.

Unidades
  • Usina São Francisco
  • Rodovia GO 206, Km 18 a Esquerda 2 Km, CP 200 - CEP: 75860-000 - Quirinópolis - GO
  • Telefones: +55 (64) 3615-9500
  • Usina Rio Dourado
  • Rodovia GO 206, S/N - Fazenda Campanha e Campo Grande - CEP: 75560-000 - Cachoeira Dourada - GO
  • Telefones: +55 (64) 3434-7000


Copyright © 2020 SJC Bioenergia - Todos os Direitos Reservados

Novo Cadastro








Login







Recuperação de senha